domingo, novembro 15, 2009

O que fazer??????

Esse post é dedicado às minhas amigas professoras, que assim como eu, às vezes precisam de orientação pra não se prejudicarem. Qdo. a gente faz um LO pra dar aula em uma loja, a quem pertence o projeto???? Depende!!!! Se vc recebe pela sua criação, ou seja, se a loja paga o design, o projeto é da loja, e assim ela pode vender os kits, reproduzir, expor, fazer o que bem entender.


Qdo. vc não recebe pela sua criação, ainda que utilize o material fornecido pela loja, o projeto é seu, a menos que vc assine algum documento, dizendo o contrário, ou receba um salário fixo por mês, como funcionário da loja, que inclua entre as suas tarefas, a criação. Não existe ainda uma regra, tudo depende de combinar, existe aí uma relação de confiança entre lojista e professor, mas que nem sempre funciona, por isso às vezes é bom colocar tudo isso no papel.



Nós, scrappers, que geralmente arrumamos uma aula aqui outra ali, normalmente retiramos o material na loja e fazemos o projeto. Como serão divididos os ganhos da aula, é bom que se combine antes, para não haver surpresas na hora dos acertos. Em todos os locais onde já trabalhei, logo após a aula, acertamos as contas e a menos que EU queira deixar o projeto mais um tempo exposto na loja, para facilitar a venda de kits que eventualmente sobrem, o projeto vai comigo. Fica na minha pasta, é meu arquivo pessoal. Acredito que assim acontece com as demais professoras tb.



Qto à venda de kits, cada kit que for vendido, a professora recebe a sua parte. Se não recebeu pelo design e a loja continua lucrando com o projeto, nada mais justo que a professora continue recebendo sua parte tb.


A Lei no. 9610, de 1998, que fala de Direitos Autorais, fala sobre obras audio visuais, obviamente ainda não há uma previsão para o scrap, mas consultei alguns advogados e eles acreditam que possamos nos encaixar aí.


Professora!!!! Não abra mão de seus trabalhos. Ainda que a loja forneça o material, lembre-se que o LO não se resume apenas a papel. Cada design levou tempo para construir seu nome, a gente estuda, pesquisa, faz cursos, e um LO não é apenas sentar e colar, é um trabalho de amor. Cada projeto é feito com sentimento, cada um tem seu estilo e talento próprios e merece o devido respeito.

O que fazer então????? O melhor é sempre procurar fazer um Contratinho, ainda que seja uma coisa simples, principalmente se vc trabalha no mesmo lugar, com certa regularidade. Nunca se sabe o dia de amanhã.

Difícilmente essas coisas dão trabalho, mas tenho vivido uma situação bem desagradável, que já tentei resolver várias vezes com base no bom senso, esperando que outro lado agisse da mesma forma, já que essas relações são sempre estabelecidas unica e exclusivamente na confiança mútua. Uma pena.... nem resposta eu tive... as pessoas simplesmente ignoram que existe algo a resolver, como se vc nada fosse. Tudo bem!!!!!! Uma hora a coisa se acerta....

Fica aqui um alerta!!!! Fiquem espertas!!!!!!

9 comentários:

dani sader disse...

nossa kaká!! realmente existem pessoas que agem de má fé. uma pena.
outro dia navegando num forum vi um post onde uma scrapper dizia que copiaram literalmente um post inteiro do blog dela. estou horrorisa, pq como vc falou não é só papel e enfeites, tem a parte pricipal no meu ponto de vista: a criatividade da prof.

bjkas

disse...

Não acredito, que absurdo hein...

Se cuida, se precisar de algo, me ligue.

Beijocas!

Stela Lopes disse...

Oi Kaká, realmente as pessoas não tem o bom senso do que é de direito para a loja e para a professora.Precisamos mesmo de uma regra a seguir....
bjkas

Isabella Da Cás disse...

Realmente kakazita em qualquer meio que trabalhamos podemos lidar com pessoas nada corretas, não há como escapar épor que que em se tratanado de criações nossas temos mesmo é que nos defender! Achei super valido seu manifesto e alerta!
bjusss

Carola Belchior disse...

Muito bem colocado, amiga!! E que todas abram os olhos!
Bjs

Julia Sáddi disse...

APOIADA!!! Amiga! Adorei os trabalhitos e o Layout do seu Blog é lindo!!! Tem selinho para você lá no meu blog. Abraço Julia Saddi

Ateliê e Oficina Scrapbook disse...

Kaka adorei o texto, é isso mesmo temos que por ordem nesta questão é deixar claro. Apoiada pelo Alerta.
Bjs,

Carmem

Rô Philippsen disse...

Olá, querida!
Vim aqui dizer que adorei conhecê-la pessoalmente na feira, que você é uma pessoa adorável, e que tem uma linda.
Acabei por me deparar com o seu post, e sou totalmente solidária a você, como as coisas são difíceis às vezes...
Dar aula é o meu trabalho, é a única renda que tenho, mas em certos momentos tenho a impressão que o outro lado não pensa dessa forma, é uma pena...
Mas vamos em frente, né!
Receba todo o meu apoio, e um grande beijo!

Sheila disse...

Amiga, vim aqui me manifestar... pra falar o quanto vc escreveu bem sobre um assunto que todas nós que damos aula, já passamos ou vamos passar! um super descaso né? nem sei quantos LOs deixei pra trás? MEUS com a MINHA estória e as MINHAS FOTOS! uma pena que tem gente tão interessada em ficar com as coisas alheias, isso bem poderia ser roubo? conte sempre comigo!