quinta-feira, dezembro 24, 2009

Perdão

Esta foi uma semana de muita reflexão e geralmente fico muito sensível nesta época...já falei aqui que há mais de um ano frequento o Perseverança e que pra mim é um lugar onde me sinto em Paz, que hj em dia é o sentimento que mais prezo. Nesta semana a Dna. Guiomar, que é a dona do Centro e geralmente a palestrante, falou sobre o PERDÃO.
Eu, qdo fui esta semana, entre meus pedidos, pedi que Deus me guiasse a tomar decisões que me levassem a ter harmonia e paz com a minha família e principalmente com que me fez sofrer muito durante este ano e mais alguns da minha vida.
E ela vem falar de perdão.....
A minha decisão foi então perdoar....perdoar e pedir perdão, pois é claro que se eu sofri, tb fiz sofrer...como sou egoísta e não estou dentro do outro, acredito ter sofrido muito mais, pois não me movimentei pra isso, não planejei o sofrimento de ninguém, só vivi minha vida, mas isto não significa que não tenha causado sofrimento mesmo sem ter intenção nenhuma.
Perdoar não é fácil, mas eu fiz uma promessa pra Deus e pra mim mesma, afinal quem se beneficia sou eu. Mágoas fazem mal a saúde, é comprovado cientificamente. Vou exercitar o perdão....esta é minha mensagem de Natal pra todos os que eu amo e pra quem passa por aqui....
Abaixo uma interpretação que achei na internet sobre as passagens da Bíblia que falam um pouco sobre o perdão. Como não sou religiosa e nem tampouco estudiosa do assunto, não sei se está correta, mas me pareceu coerente.....



Somos humanos, portanto, passíveis de falhas. Muitas de nossas atitudes acabam por desencadear ressentimentos em quem está a nossa volta. Pois bem, o contrário também é verdadeiro. Muitas vezes sofremos com atitudes de pessoas que amamos e isso nos fere. Qual o antídoto para isso? O perdão. Devemos então optar por liberar perdão? Não. Perdoar não é uma opção, perdoar é uma escolha. Perdoar é escolher atender um mandamento divino ... “perdoa as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores”... (Mateus 6:12).

Perdoar quem nos ofende mostra a nossa gratidão para com Deus por ter perdoado os nossos pecados através do sacrifício de Jesus na cruz do calvário. O perdão de Deus baseia-se exclusivamente no seu amor e na sua graça incondicional. Nós não o merecemos. Quebramos a lei de Deus e temos dívidas com Ele que jamais poderemos ressarcir. Como pedirmos a Deus que perdoe nossas dívidas enormes, enquanto recusamos perdoar as pequenas dívidas que as pessoas têm conosco?

Perdoar nossos semelhantes é uma demonstração poderosa de que os amamos. Deus é o Pai que nos ama e quer perdoar os nossos pecados para restaurar as nossas relações com Ele. Deus nos manda amar e perdoar o nosso próximo ...“revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, ... (Colossenses 3:12-13)

Perdoar não é fácil. Nossa resposta natural é querer vingança. Jesus, porém, perdoou aqueles que o crucificaram e antes de morrer ele orou ... “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo” (Lucas 23:34).

Como causadores de magoa uns aos outros, precisamos tanto de pedir perdão quanto perdoar. Dizer que sentimos muito e pedir o perdão das pessoas a quem causamos mal é mais difícil do que perdoar quem nos causou mal. Mas não há outro caminho para alcançarmos o perdão de Deus ...“porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.” (Mateus 6:14-15).

Quantas vezes devemos perdoar quem nos ofende? Sete? Esta foi uma pergunta de Pedro à Jesus e eis que Ele respondeu ... “Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete.” (Mateus 18:22). Está claro que não há um limite estipulado de perdão que devemos conceder, assim como não há um limite de perdão que Deus nos concede. Em outra passagem bíblica Jesus pede para perdoarmos nosso irmão se este pecar ... “se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe. Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; tu lhe perdoarás.” (Lucas 17:3-4).

Nossos pecados também devem ser confessados à Deus por intermédio de Cristo Jesus ... “se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (I João 1:9).

Podemos concluir que perdoar é atender um mandamento de Deus e se assim o fizermos, estaremos cumprindo com Sua vontade e permitindo que o Espírito Santo possa agir de forma grandiosa em nossas vidas.

F E L I Z N A T A L ! ! ! !


13 comentários:

Betty disse...

Vamos ao exercicio!

Kátia C. Silva disse...

Sei que é muito difícil perdoarmos, mas acho também que é a atitude mais acertada a tomarmos...
Feliz Natal, que 2010 seja cheinho de realizações e bons acontecimentos.

Bjs

Sheila disse...

eita e que exercicio hein? Amigaaaa, não conseguimos nos falar, mas não tem problema, vc ai e eu aqui, estamos perto o suficiente para sempre estarmos e acontecermos! uhuuuu rumo a 2010! beijos

Julia Cotrim disse...

Lindas palavras Kaká!
É isso aí!
Uma das coisas mais dificeis da vida!
Beijos e um Ano Novo lindo para você!

Dany Bion disse...

Feliz 2010 kaká!!! Caiu a Luz por isso não voltei no msn!!

Dany Peres disse...

Kaká,
Vc vem sempre aqui tão pertinho, no Perseverança!!!
Frequentei um tempão lá e agora frequento o centro em que fiz curso de médiuns, pertinho do Perseverança, tb!
O mais impressionante é que todas as palestras se encaixam direitinho na nossa vida, né?

Feliz 2010 pra vc!!!

Bjbj

Si Alem disse...

KK querida, perdoar é para poucos...eu ainda não sou assim zen como seu texto, quem sabe um dia...

Quero desejar-lhe um 2010 sensacional, cheio de boas coisas, recheado de sonhos realizados. Seja feliz!
Em 2010 te espero com lanche de mortadela e kisuco! Ehehehhe
beijocas

Paula disse...

OIÊEE!
Passei pra te desejar tudo de mais MARAVILHOSO nesse mundo pra vc e para sua família lindaaaa!
Vc é grande no coração e na alma!
Vc é forte!
Vc é guerreira!
Vc é simplesmente MARAVILHOSA!!!!
Já esta acabando esse ano meio feio né?KKKKK
Feliz 2010
MUITASSSSSSsaudades
bjs no coração

Ju Pallos Milan disse...

Kaká,

É isto aí!!!

Passei para te desejar um feliz ano novo!!!! Que venha com muita saúde, paz, sorte , sucesso e amor !!!!

E agradecer pela sua vinda à Bahia ( demorei pq estava sem micro... mas, ganhei um novinho do Papai Noel). Fiz o mini álbum HOME está lindo de viver !!! Depois vou fotografar e te mando por e-mail, um beijo enorme e até a volta na terrinha,

bjos da doutora ( hahaha)

Renata Moni disse...

Eu ainda preciso de treino pra perdoar hahaha mas o texto é lindo!

Aproveito pra te desejar um ano novo cheio de conquistas ,realizações e coisas maravilhosas!
bjs

Sheila disse...

Amiga PERDÃO!!! to indo pra Pernambuco! hohoho beijos

Talita Siqueira disse...

Feliz 2010 musaaa!!!!!!!!!!!
Acredita q so hj vi seu comentario no meu blog?? aquilo la tava largado as tracas virtuai.. rsrsss
qdo sera q vou ter o prazer de falar com vc tb!??! sera q vc tb vai rir de mim se eu chorar?? kkkkk
Adorei a msg q vc deixou aqui no seu blog.. muito sucesso, saude e scrap sempre!!!!!!

Beijao de sua fa!

Ró Mesquita disse...

Poxa amiga...vc é demais!! Essas palavras sobre o perdão é tudo de bom!!! Se uma boa parte das pessoas que nos cercam (pelo menos essas) soubessem praticar o perdão....nós seríamos ainda mais felizes. bjos